sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Notícias


NOTÍCIAS

IMIGRANTES E REFUGIADOS SÃO TEMA DE REUNIÃO EM SÃO PAULO


São Paulo, 21/08/2012 – A melhoria da situação dos imigrantes e refugiados em São Paulo foi objeto de reunião na última quinta-feira (16) entre representantes do Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB), da Refugees United Brasil, da Rede Imigrantes: Que visibilidade queremos? e da Defensoria Pública da União na capital paulistana (DPU/SP).
Os defensores que atuam na DPU/SP – Ana Luíza Zago de Moraes, Daniel Chiaretti, Érica de Oliveira Hartmann, Marina Pereira Carvalho Lago e Viviane Ceolin Dallasta  – se reuniram com Carmen Victor, do IDDAB, Alexandra Aparício, gerente da América Latina da Refugees United, e Rosana Gaeta, ativista em direitos humanos participante da Rede Imigrantes.
O grupo discutiu a aproximação interinstitucional e com a sociedade civil, a formação de mesas de trabalho em prol dos estrangeiros e refugiados, além de políticas públicas que atendam essa população. Segundo o censo de 2010, vivem hoje no Brasil mais de 80 mil pessoas em situação irregular.
Para a defensora Marina Lago, “o estreitamento de laços com a sociedade civil é imprescindível para a efetivação dos direitos humanos dos estrangeiros e refugiados no país, pois permite uma ação coordenada, bem como a ciência acerca das demandas referentes a esse grupo de indivíduos hipervulneráveis, que, não raro, receiam procurar assistência junto às instituições públicas”.
Rosana Gaeta ressaltou que em São Paulo muitas entidades civis atuam sobre o tema ainda de forma fragmentada. “Há necessidade  de construção de espaços de diálogo entre os  imigrantes e refugiados e as esferas federativas do Brasil para discussão de problemas e soluções relativos à vida dessa população. Construir mesas de trabalho interinstitucionais na DPU traz a possibilidade de fomentar ações que promovam vida digna a essas pessoas”, afirmou.
Um novo encontro entre defensores públicos federais e representantes das entidades que auxiliam e defendem os direitos dos estrangeiros está previsto para o dia 27 de setembro. A ideia é iniciar nessa ocasião as mesas de trabalho sobre o assunto.
Instituições
O IDDAB se dedica à pesquisa, documentação, educação, intervenção para o desenvolvimento humano, social, cultural, político e econômico das populações africanas e da diáspora africana.
A Refugees United é uma organização não governamental com sedes na Dinamarca, Nova Iorque e São Paulo que tem como missão diminuir os obstáculos entre os que buscam e quem é procurado, a fim de permitir que os refugiados tenham acesso direto com quem precisam por meio de uma ferramenta de busca, disponível em 23 idiomas, incluindo o português.

Desde 2007 a Rede Imigrantes: Que visibilidade queremos? trabalha para unir pessoas, instituições e entidades do governo e da sociedade civil que querem debater os problemas e ações possíveis para o fenômeno imigratório e de refúgio, bem como promover políticas públicas que garantam a integridade humana dos imigrantes e refugiados.
Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União

Nenhum comentário:

Postar um comentário