terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Filmes, vídeos e livros

A BUSCA DAS ORIGENS

Encontros de família dão às pessoas uma melhor compreensão quanto às suas origens e a história dos seus antepassados.
Recentemente, a cidade de São Vendelino (RS) sediou o Encontro das Famílias Schauren e Zimmer. Os parentes foram recebidos a partir das oito horas, com café da manhã. Depois houve missa e apresentações. Ao meio dia, todos confraternizaram num churrasco.
Uma longa história
O imigrante alemão Michael Schauren, originário de Merl, no Vale do Rio Mosel, desembarcou em São Leopoldo no dia 28 de outubro de 1846, depois de três meses e 23 dias de viagem. Veio com sua mulher Gertrude Mentges e os filhos Michael, Johann e Franz Simon. A filha Susanna fez a longa viagem no ventre materno, vindo a nascer após a chegada no Brasil. A família estabeleceu-se na Picada Feliz (atual município de Feliz).
O imigrante Jakob Zimmer veio de Theley (região de Sankt Wendel). Ele e sua mulher Maria Lermen e os filhos Johannes, Peter, Cathairna, Jakob e Maria chegaram em 1854 e igualmente se estabeleceram na Picada Feliz.
A união das famílias Schauren e Zimmer se deu através do casamento de Johannes Zimmer com Susanna Schauren. Dos demais filhos dos dois casais de imigrantes, Franz Simon Schauren casou com Maria Rempel, tendo morado na Picada Feliz e depois em Arroio do Meio; Peter Zimmer casou Bárbara Siveris e moraram em Alto Feliz; Catharina Zimmer casou com Mathias Schneider, tendo morado em Bom Princípio; Jakob Zimmer Filho casou com Maria Freiberger e, em segundas núpcias, com Josephina Dellaloye, tendo residido em Alto Feliz; Maria Zimmer casou com Miguel Zimmer, filho de Nicolau Zimmer e Elisabeth Classen, estes oriundos de Mörsdorf – Luxemburgo. Residiram no Forromeco. Todos estes casais deixaram numerosa descendência.
Desde 1867
Foi em São Vendelino que se estabeleceu o casal Johannes Zimmer e Susanna Schauren no ano de 1867. “Hannes” Zimmer logo iniciou a construção de um moinho para atender a necessidade de moagem de grãos da comunidade de São Vendelino, na época chamada Colônia de Santa Maria da Soledade. Com muito trabalho, ele prosperou com os negócios do moinho e construiu também uma serraria e um alambique.
A casa
Em 1882, com a ajuda do cunhado e mestre de obra Franz Simon Schauren, Johannes Zimmer construiu uma casa de pedra grês (mais conhecida por pedra de areia). Essa casa ainda existe hoje, tendo sido recuperada pela atual proprietária Noeli Birk.
A casa ainda mantém algumas peças antigas, como uma pia de cozinha, esculpida num enorme bloco de pedra grês, bem como as madeiras da época. Lamentavelmente as paredes de pedra foram rebocadas, perdendo a casa sua característica original.
Ela fica a dois quilômetros do centro de São Vendelino, próximo da entrada para a Linha Santa Clara, onde funciona um camping, junto ao Arroio Forromeco.
Livro
No encontro esteve a venda o livro A BUSCA DAS ORIGENS, de autoria de Décio Aloísio Schauren, que conta a história das famílias Schauren e Zimmer desde remotos tempos da Alemanha até a atualidade.
No livro, o autor procura jogar luzes sobre o contexto histórico dos ancestrais, destacando as influências dos celtas, romanos e francos, cuja miscigenação étnica constitui a gênese da grande maioria dos imigrantes alemães que vieram para o Rio Grande do Sul.
Relata os tempos difíceis da Idade Média em que os antepassados, artesãos e camponeses, foram oprimidos pelo sistema social feudal, sem o mínimo acesso aos direitos básicos, tendo sua vida determinada pela Igreja Católica. Assim como o advento da Revolução Francesa que criou as condições para que se tornassem homens livres e donos das glebas que cultivavam.
As guerras se constituíram em visitantes permanentes nas regiões próximo às fronteiras entre a Alemanha e a França, marcando os antepassados dos imigrantes de forma profunda.
“Naquela constante luta pela sobrevivência forjaram-se homens operosos e determinados que, diante da falta de perspectivas em sua terra, ousaram buscar uma nova pátria para construir uma vida nova”, diz Décio Schauren.
Renato Klein
(Fato Novo – 22/11/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário