sexta-feira, 3 de julho de 2015

Eventos e Exposições

Colegas e Amigxs,



Temos a satisfação de convidá-lxs para a palestra "La presencia africana en las Americas como una historia de inmigración”" (https://www.facebook.com/events/848011685269706/) a ser proferida pela Prof. José Moya (Columbia University), no dia 8 de julho (quarta-feira), às 19 hs, na sala 140 na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Campus da Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250 fundos). O evento é de entrada livre e gratuita. A palestra será realizada em espanhol sem tradução.Trata-se de uma realização conjunta do Columbia Global Center, dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM) e História Social (PPGHIS da UFRJ, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Casa de Rui Barbosa (CRB).
José Moya é professor do Departamento de História do Barnard College, Diretor do Barnard Forum on Migration  e do Instituto de Estudos Latino-Americanos e autor de Cousins and Strangers: Spanish Immigrants in Buenos Aires, 1850-1930 ((University of California Press, 1998).)  e no momento está organizando Latin American Historiography (Oxford University Press) bem como escrevendo um livro sobre a história sócio-cultural do Anarquismo em Buenos Aires e no mundo atlântico da Belle Éporque. Ele tem escrito sobre migração global, gênero (gender) e trabalho.
RESUMO: La presencia africana en las Américas se asocia automáticamente con la esclavitud, pero la trata transatlántica también constituye la primera migración transcontinental masiva en la historia del hemisferio y de la humanidad.   Los nueve millones de africanos que llegaron a las Américas entre 1492 y 1800 más que triplican el número de inmigrantes europeos durante la época.  Dos millones más llegaron entre la supuesta abolición de la trata, declarada por el gobierno británico en 1807, y mediados de siglo. El hecho de que este movimiento se dirigió a regiones donde la población aborigen era exigua, o había desaparecido como grupo cultural,  amplificó su impacto demográfico, económico y sociocultural.  Hoy día el número de afro-descendientes en las Américas se estima en 180 millones y estos representan la mayoría de la población en casi veinte países. Esta ponencia trata la presencia africana en las Américas no desde la perspectiva de la historiografía de la esclavitud—que es inmensa—si no como parte de la historia de las migraciones y formaciones socio-raciales en el nuevo mundo” 
           Contamos com sua presença e agradecemos a divulgação,
Hebe Mattos, Professora Titular da UFF/ LABHOI
Monica Lima,   Professora da UFRJ/ LEÁFRICA
Antonio Herculano Lopes, Chefe de Pesquisa da CRB
Denilson Lopes,  Coordenador PPGCOM da UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário