domingo, 21 de outubro de 2012

Notícias

Grécia: ONGs dizem que imigrantes são “bodes expiatórios” para a crise

 

Várias ONGs gregas denunciam uma hostilidade crescente contra os imigrantes, dizendo que estes estão a ser usados como “bodes expiatórios” para a crise económica.
As acusações das organizações de apoio aos refugiados juntam-se às declarações da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que alertou para “violentos ataques xenófobos contra imigrantes nos últimos meses” na Grécia.
O diretor da ONG grega Aitima afirma que “num clima de crise económica e recessão que destrói a sociedade, estão a transformar-se em bodes expiatórios. E esta forma de olhar para os imigrantes e os refugiados alimenta opiniões extremas e racistas, que se elevaram a um ponto que falamos em ataques racistas a um ritmo diário”.
A imigração tornou-se num tópico controverso na Grécia, depois da entrada do partido ultranacionalista Aurora Dourada no Parlamento, após as legislativas de Junho.
No mês passado, apoiantes e dois deputados do partido promoveram uma violenta ação contra vendedores ambulantes em Atenas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário