domingo, 17 de maio de 2015

Notícias

PARA ESTUDAR NO BRASIL

Exame de proficiência em Língua Portuguesa será realizado entre dias 19 e 21 de maio.
As provas para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) começam na próxima terça-feira (19), e vão até a quinta-feira (21).
O exame é realizado em 23 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 61 no exterior. Esta edição conta com 5.197 inscritos por meio do sistema eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O teste pode ser feito por estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português.
O candidato precisa comprovar idade mínima de 16 anos completos na data do exame. A escolaridade exigida deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.
As provas terão avaliações oral e escrita. No dia 19, no período da manhã, haverá a parte escrita, com duração de três horas. As provas orais serão realizadas ao longo dos três dias de exame, no período da tarde, em horários agendados com os candidatos.
O participante deve comparecer ao local de prova com antecedência de 30 minutos. É obrigatória a apresentação do documento original de identificação atual (passaporte, carteira de identidade para estrangeiro ou documento oficial de identidade do país onde reside), cuja cópia foi apresentada ao posto aplicador no ato da inscrição.
Certificação
O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente por empresas e instituições de ensino. Para obtenção do certificado é necessário participar da realização das duas etapas do exame.
A comprovação da certificação, com respectivo nível de proficiência obtido, será feita por meio da apresentação de certidão gerada eletronicamente pelo Inep, em sua página na Internet.
Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União e na página do Inep na internet, na data provável de 27 de julho de 2015.
(Portal Brasil – 14/05/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário