domingo, 13 de março de 2016

Filmes, livros e vídeos

Cine Imigrante: um filme por semana

 
 
Semana 11: [Uruguaias e Brasileiras na Espanha) - En La Puta Vida
O filme da diretora uruguaia Beatriz Flores Silva estreado em 2001, recebeu o Colón de Oro y Llave de la libertad no Festival de Cine Iberoamericano de Huelva (2001) dentre tantos outros prêmios e menções em diversas categorias.
O destaque é para a atriz Mariana Santángelo que interpreta Elisa. Elisa é uma jovem uruguaia mãe solteira de dois filhos. Sem emprego fixo, a bela jovem vive com sua mãe, que ajuda a criar as crianças.
Dada a péssima relação que Elisa tem com sua mãe, ela resolve sair de casa com as crianças, alugando um quarto em uma espécie de cortiço no centro de Montevidéu.
Sem conseguir emprego fixo que supra suas necessidades imediatas, Elisa começa a trabalhar como acompanhante por influência de uma amiga. Como as dificuldades financeiras eram prementes e Elisa necessitava de um trabalho regular, buscou uma casa de prostituição.
Seu novo emprego lhe rendia mais dinheiro, mas não o suficiente para que economizasse a ponto de montar o salão de beleza de seus sonhos, o que levava a jovem a estar sempre atenta á novas oportunidades.
Um dos clientes passou a lhe chamar a atenção. O homem misterioso parecia-lhe visionário e empreendedor e Elisa empenhou-se em saber mais do mesmo. Em pouco tempo soube que ele mantinha negócios em Barcelona.
Apaixonada partiu para Barcelona com o tipo e sua amiga para trabalhar como prostituta por um tempo, mandar dinheiro para os filhos e juntar outra parte para retornar á Montevidéu casada e montar seu salão de beleza.
Ao chegar em Barcelona tudo era muito diferente do imaginado, inclusive o homem por quem tinha se apaixonado. Ao contrário da vida glamourosa que Elisa tinha em mente, o local que lhe foi destinado para o trabalho eram as ruas de um bairro perigoso de Barcelona, onde travestis brasileiras e mulheres uruguaias dividiam os pontos de prostituição.
As brigas e mortes eram recorrentes e obrigaram-na a vestir uma capa de frieza e ferocidade. Sua paixão aos poucos dava a entender que nunca se casariam. o fruto de seu trabalho não chega às suas mães e sua liberdade é progressivamente cerceada. Em pouco tempo Elisa era mais uma escrava sexual na Espanha, assim como tantas latino-americanas de diversas origens que são levadas para trabalhar na Europa.
A personagem Elisa mostra a força dos instintos maternos, que não medem esforços para oferecer uma vida melhor aos filhos. Que enfrenta as piores situações para que seus filhos não necessitem enfrentar no futuro. Elisa representa as latino-americanas que vão ao limite pelos seus.
O filme foi inspirado no livro El huevo de la serpiente, baseado em fatos reais e atenta para o problema do tráfico internacional de pessoas, tão recorrente na rota América Latina - Europa, em que as maiores vítimas são sempre o lado mais fraco, em um negócio que movimenta milhares de euros todos os anos.
http://www.sipeliculas.com/en-la-puta-vida/opcion-1
(clicar sob o player por 4 vezes (abrirão 4 telas de anúncios); no quinto clique o filme terá início.
En la puta vida (2001), por Beatriz Flores Silva. La historia nos muestra a Elisa (Mariana Santangelo), una mujer uruguaya de 27 años que tiene grandes...
sipeliculas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário