terça-feira, 5 de abril de 2016

Eventos e Exposições

Fórum Social Mundial das Migrações está com inscrições abertas até 30 de abril

Entenda melhor como funciona o processo de cadastro para participante, atividades e voluntariado

foto inscricao


Faltando exatos 3 meses para o Fórum Social Mundial das Migrações chegar em São Paulo já estão abertas as inscrições para que organizações e interessados participem do evento. No ar pelo site oficial do Fórum (http://fsmm2016.org/) desde o 28 de março na seção Inscrição Atividades e Inscrição Participantes foram colocados os detalhes para que as pessoas realizem seus cadastros.  As inscrições vão até o 30 de abril.
Para participação individual, categoria que inclui também os migrantes que hoje residem em outros países, o valor da entrada é 25 reais. No entanto, o Fórum está aberto às colaborações dos participantes que podem fazer doações de 50, 100 e 200 reais.
Para se inscrever as pessoas precisam entrar na seção Inscrição Participante, clicar na opção 1 (Participantes individuais em geral) onde serão redirecionados a tela do cadastro, escolhendo assim o valor base ou de inscrição solidária (doação) que será pago pelo PayPal.
Na seção de participação individual existe também outra modalidade criada especificamente para refugiados e migrantes que moram no Brasil. Segundo regulamento do Fórum os participantes não vão pagar nada para participar do evento. Um dos objetivos na construção do VII Fórum das Migrações é garantir que 51% do público participante seja migrante o que outorga em consequência a gratuidade. No entanto, os participantes podem fazer colaborações para o Fórum de 25, 50 e 100 reais, segundo a sua escolha.
Para se inscrever é necessário clicar na opção 2, (Migrante e refugiado que mora no Brasil). Os Interessados serão redirecionados a uma nova tela onde devem clicar no botão Grátis, ou caso tenham interesse na doação clicar na área de contribuição solidaria para realizar os pagamentos pelo PayPal.
O dinheiro arrecadado nas inscrições permite que o Fórum financie os materiais utilizados pelos participantes.
O Fórum Social Mundial das Migrações também conta com um espaço aberto destinado à participação de Instituições, ONG´s, Sindicatos, Igreja, órgãos públicos entre outros para que sejam realizadas atividades e seminários acorde aos seis eixos temáticos do evento.
As atividades apresentadas por estes grupos podem ser artístico-culturais, mesa redonda, minicurso, oficinas e rodas de conversa ou seminários.
O custo da inscrição permite a participação de 4 pessoas por instituição e muda acorde aos países do Hemisfério Sul e Norte. Caso houver a necessidade de mais participantes por organização é possível fechar um novo pacote ou realizar inscrições individuais.
Se a instituição pertence ao Hemisfério Sul, devera acessar no site a seção inscrever atividade e clicar na alternativa número 1. O custo da inscrição é de 200 reais, no entanto caso os participantes estejam interessados podem realizar doações de 300, 500, 700 e até 1000 reais no momento de cadastrar sua atividade.
Para países do Hemisfério Norte o custo de inscrição para a equipe de 4 pessoas é de 400 reais permitindo contribuições de 500, 700, 900 e 1500 reais. Para se cadastrar é necessário clicar na opção 2.
Instituições do Hemisfério Norte-Sul que não contam com recursos para pagamento da sua inscrição podem enviar um e-mail para contato@fsmm2016.org para análise de possível gratuidade.
Associações que trabalham com migrantes e refugiados no Brasil tem inscrição gratuita conforme ao compromisso do Fórum para garantir que o 51% dos participantes sejam migrantes. Mas podem contribuir com doações de 100 e 200 reais.
Em todas as opções, todo pagamento realizado no dia do Fórum (7 ao 10 de julho) terá um valor acréscimo de 25% sobre o inicial.
Pessoas cadastradas como participantes individuais tem acesso a todas as atividades do Fórum, já as pessoas e instituições cadastradas na seção atividades podem organizar seminários, debates para os participantes do encontro, motivo pelo qual se explica a diferença dos valores da inscrição.
Além das inscrições você pode trabalhar como voluntário na organização do Fórum e fazer parte de uma das seis comissões de trabalho existentes: Documentação, Mídia, Cultura, Programação, Finanças, Mobilização, ou ser colaborador só nos dias do evento. Só precisa enviar um e-mail para contato@fsmm2016.org solicitando a inclusão e contato com os lideres destas comissões.
Para Matip Mahob, assessor de articulação política da Secretária Técnica do Fórum, migrantes e sociedade civil devem acelerar suas inscrições e participar do encontro por tratar-se de uma plataforma democrática e de livre expressão “O VII Fórum das Migrações é um encontro que permitirá a troca de experiências “alter mundialistas”, um espaço de reflexão por um mundo mais justo e saudável de respeito aos Direitos Humanos” declara Mahob e convida a sociedade se unir rapidamente a iniciativa.


Da Redação FSMM, Katherine Rivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário