terça-feira, 31 de março de 2015

Notícias

Meu país

Durante o curso produzimos textos sobre nossos países de origem e aspectos interessante de nossa cultura. A seguir, publicamos alguns destes textos:
TURMA 2014 – primeiro semestre

CHIMEZIE – Festival do inhame, Nigéria
O meu país é a Nigéria. Nós temos muitas tribos com culturas diferentes. A minha própria tribo se chama Igbo. A minha língua também é chamada Igbo.
Temos muitas danças tradicionais e muitos festivais. Um dos festivais de inhame que atraem um grande número de visitantes é o festival do grupo de dança chamado Igba Eze (Reis-Tambor). Temos roupas tradicionais com cabeças de leões e um chapéu tradicional vermelho. Muitos trabalhos de arte são feitos, mas a parte mais emocionante da nossa cultura é o nosso casamento tradicional. Os festivais de inhame acontecem em agosto. Eu acho que os africanos têm mais culturas diferentes do que qualquer outro continente do mundo.
foto festival do inhame
Link para vídeo de um festival do inhame: https://www.youtube.com/watch?v=tvgdqF0evKY
DAVID – Nigéria
O nome de meu país é Nigéria. A Nigéria fica no oeste da África. A Nigéria tem trinta e seis estados e Abuja é sua capital.
Nós temos mais de duzentas e cinquenta tribos com culturas e línguas diferentes, mas Hausa, Yoruba e Igbo são as maiores tribos da Nigéria. Eu sou da tribo Igbo. O Cristianismo e o Islamismo são as maiores religiões, mas nós temos outras religiões tradicionais em meu país. A língua oficial da Nigéria é o Inglês.
Nós temos cento e setenta milhões de habitantes.
1- David- Mapa nigéria tribos
EDDYNICE – Kanu, Nigéria
Meu nome é Eddynice e eu nasci em Edo, na Nigéria. Eu sou da tribo Edo.
Eu vou falar sobre Nwankwo Kanu. Ele foi um bom jogador de futebol nigeriano. Ele jogou no Ajax, Arsenal e na seleção da Nigéria.
foto Kanu 2
Link para vídeo com jogadas de Kanu: https://www.youtube.com/watch?v=entZcF4-NMM
ESELU – Música “Have You Seen My Beautiful Baby Ada Ada”, Nigéria
Eu vou falar sobre uma música de que eu gosto muito. O nome da música é “Have You Seen My Beautiful Baby Ada Ada” e o nome do cantor é Flavour. Ele é um músico popular na Nigéria. Eu sempre escuto essa música com a minha namorada. É uma música de amor e nós dançamos juntos. Eu me sinto muito feliz.
Link para clipe oficial da música: https://www.youtube.com/watch?v=2lUFM8yTtUc
FARAJ – Damasco, Síria
Meu nome é Faraj e eu nasci em Damasco, na Síria. Aqui está o mapa da Síria.
Mapa síria pq
A Síria é um país que fica no Oriente Médio. A capital da Síria é Damasco. Segundo a UNESCO, Damasco é a capital mais antiga do mundo. A cidade foi fundada perto do ano 9000 a.C. Isso significa que muitas coisas foram inventadas nessa parte da Terra.
A primeira língua escrita da humanidade foi o ugarit. Foram encontrados registros de ugarit do período entre 1450 a 1200 a.C. Essa língua se desdobrou em muitas outras: uma dessas línguas foi o aramaico, a língua falada por Jesus Cristo. Ainda hoje, o aramaico é falado por comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria. A língua oficial na Síria atualmente é o árabe.
MAYADA – Festa de Rameaux, Síria
Meu nome é Mayada e eu sou da Síria.
No domingo antes da Páscoa, acontece a Festa de Rameaux. Nessa festa, as crianças se vestem de branco e carregam velas de folhas de palmeira. Elas dão a volta na praça fora da igreja junto com os adultos. Isso é feito em memória de Jesus Cristo, que disse: “Deixai vir a mim as pequenas crianças”. Nesse dia, comemos peixes, porque os cristãos jejuam e não comem carne nem produtos derivados de leite durante a Quaresma.
Aqui vocês podem ver uma foto da festa de Rameaux.
1364158730-patriarch-twal-presides-over-palm-sunday-ceremonies-in-jerusalem_1904447
NICHOLAS – “African Queen”, Nigéria
Meu nome é Nicholas e eu nasci em Enugu, na Nigéria. Eu sou da tribo Igbo.
“African Queen” (Rainha Africana) é uma música que eu amo e gostaria de apresentar a vocês. O nome do artista é 2Face Idibia e ele nasceu em Idoma, na Nigéria. “African Queen” é uma canção de amor que representa o verdadeiro significado da mulher africana. 2Face está falando sobre a qualidade da mulher negra e sua beleza.
foto 2face
Link para clipe oficial da música: https://www.youtube.com/watch?v=_A0fWBHu9pM
SHYBANNI – Okocha, Nigéria
Meu nome é Shybanni e eu nasci em Anambra, na Nigéria. Eu sou da tribo Igbo.
No meu país, nós temos uma pessoa chamada Augustine Jay-Jay Okocha. Ele jogava futebol muito bem. Ele jogou no Paris Saint-Germain, no Bolton, no Fenerbahçe e na seleção da Nigéria.
Okocha
Link para vídeo com jogadas de Okocha: https://www.youtube.com/watch?v=YmbfKPakD1I
VICTOR – Dança tradicional de Amoli Town, Nigéria
Meu nome é Victor e eu nasci em Amoli Town, na Nigéria. Eu sou da tribo Igbo.
A dança tradicional que nós fazemos em nossa aldeia se chama Igede. Homens dançam junto com mulheres. Enquanto a música está tocando, muitas fotografias são tiradas e muitos vídeos são feitos. Outros países também estão presentes. Essa dança acontece uma vez por ano. Essa música é muito bonita.
As mulheres fazem muita comida para a comunidade. Os homens preparam cerveja branca e vinho de palmeira. Cerveja inglesa é comprada. As crianças usam roupas especiais para dançar.
Link para vídeo da dança Igede: https://www.youtube.com/watch?v=pQUWyt2Bxek
………………………………………………………………
TURMA 2012
BRINCADEIRAS
No dia 14 de novembro fomos visitar o Aprendiz. Lá fizemos um trabalho intergeracional com as crianças do projeto Escola da Rua. Escolhemos jogos e brincadeiras típicos de nossos países e os apresentamos a elas. A seguir publicamos as regras desses jogos, para que todos e todas possam se divertir!
 SENEGAL
Nome da brincadeira: N°1
Objetivo: Pegar a bandeira
Participantes: Muitas pessoas
Materiais necessários: Só uma bandeira
Regras: Formam-se 2 times com o mesmo número de pessoas. Cada pessoa do time joga com uma pessoa do outro time. Tem uma distância do jogo limitado e a bandeira fica no meio da distância entre os dois times. Quem pegar a bandeira e conseguir voltar para o seu lado sem ser tocado pelo adversário é o campeão. Em caso contrário (se quem pegar a bandeira for encostado pelo adversário) o outro time ganha.
HAITI
Nome da brincadeira: Teke
Objetivo: Ganhar a maioria das bolinhas de gude
Participantes: Mínimo 2 pessoas
Materiais necessários: Bolinhas de gude
Regras: 1°) Fazer duas linhas separadas, ficar atrás de uma delas e jogar uma bolinha tentando deixá-la perto da outra linha. A pessoa que jogar a bolinha mais perto da linha começa o jogo. 2°) Fazer um círculo e os participantes colocam a mesma quantidade de bolinhas dentro do círculo. O objetivo é tentar tirar as bolinhas do círculo. Se sua bolinha fica dentro do círculo você sai do jogo. Se minha bolinha bate na de outro participante ele perde a quantidade dele e tem que sair do jogo.
CONGO
Nome da brincadeira: Django
Objetivo: Uma brincadeira divertida que contribui para a física do corpo humano
Participantes: Pode ser qualquer número de pessoas
Materiais: Só o corpo das pessoas
Regras: Uma pessoa de cada grupo escolhe o pé cruzado ou igual e o jogo começa. Vamos iniciar juntos, bate palma, pula e apresenta o pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário