segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cursos

Abertas as inscrições para a Cátedra Unesco Memorial

jun 26, 2014 2 comentários
 CÁTEDRA UNESCO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
 A Cátedra
Cátedra Unesco Memorial da América LatinaA Cátedra Unesco Memorial da América Latina foi criada, no âmbito do CBEAL - Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, para apoiar diretamente a construção do saber latino-americano, por meio de uma importante parceria do Memorial com as três universidades públicas paulistas – USP, UNESP e UNICAMP. Esse fomento visa constituir uma matriz de pensamento e formar especialistas em questões contemporâneas do continente.


Programação realizada em 2015

Inscrições abertas
Apresentação
Pode parecer paradoxal, mas a era das amplas tecnologias comunicacionais, apesar do aparato técnico, da extensão planetária, da profusão de gadgets e, acima de tudo, da propaganda que se faz em torno da comunicabilidade humana, é a era em que menos se comunica. O momento é de intenso fluxo de mensagens, da participação de milhões de pessoas trocando fotos, textos, opiniões, vídeos, publicidade, entre tantas outras coisas, mas qual é, de fato, a qualidade dessa comunicação?  Que comunicação é essa? A hipótese é que ela é absolutamente diferente da informação ou da mera sinalização, mas como?
Para a constituição de um campo, cabe também discutir a crise dos paradigmas clássicos de estudos comunicacionais. Pela rápida mutabilidade dos próprios processos de comunicação, é necessária a discussão de propostas epistemológicas que privilegiem a apreensão do acontecimento comunicacional em toda sua ocorrência. E o “objeto”, dentro de sua instabilidade, pode exigir que o pesquisador reveja suas posições e opte por novos caminhos em que a autonomia da comunicação seja a variável independente do processo.
A fim de estudar, debater e desenvolver os estudos comunicacionais no cenário latino-americano atual, a Cátedra UNESCO Memorial da América Latina promoverá, no 1º Semestre de 2015, o curso de extensão universitária (Re)Pensar a comunicação na América Latina: juventude e transformações da cultura comunicacional contemporânea.
A partir dos pressupostos apontados acima, o programa do curso enfocará questões associadas à diferenciação entre comunicação, informação, sinalização; diferenças entre contextos comunicacionais ao vivo e aqueles que são tecnologicamente mediados; as transformações da sociedade latino-americana resultantes da expansão das tecnologias comunicacionais; as transformações do visual urbano como processo comunicacional; as novas formas de investigação da comunicação que privilegiam o fenômeno, o acontecimento, a percepção; comunicação como fato estético e como forma de sentir o entorno e suas emanações; a civilização das imagens; as transformações do jornalismo; a transformação das subjetividades; processos criativos em cinema, televisão e literatura; os conhecimentos auxiliares da comunicação: a filosofia,  a sociologia, a historiografia, a psicologia; comunicação e participação política; juventude e transformações culturais.
A Cátedra
A Cátedra UNESCO Memorial da América Latina foi criada em 2006, dentro do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL, para apoiar diretamente a construção do saber latino-americano por meio de uma importante parceria do Memorial com as três universidades públicas paulistas – USP, Unicamp e UNESP. O objetivo é colaborar na construção de matrizes de pensamento e formar especialistas em questões contemporâneas do Continente.
Catedrático
CiroO curso será coordenado pelo Catedrático Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho (USP), com a participação de especialistas convidados, que farão palestras sobre temas selecionados no programa abaixo indicado. Ciro Marcondes Filho, pesquisador de conceito 1A do CNPq, é o criador da Nova Teoria da Comunicação, que dá bases para a constituição do Campo da Comunicação nas ciências humanas a partir do amadurecimento e da operacionalização do conceito de comunicação, assim como de um modo específico de investigação, o metáporo. Bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO “José Reis” de Divulgação Científica, é professor titular da ECA-USP desde 1987. Ministrou, na pós-graduação, mais de 30 diferentes cursos, sendo 23 deles sobre a Nova Teoria da Comunicação. Atualmente coordena o FiloCom – Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, da ECA-USP. Entre 1992 a 2000, foi coordenador do NTC – Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura da USP, onde editou 37 revistas, realizou 45 encontros acadêmicos, 5 congressos internacionais e publicou 5 livros. Já no FiloCom, publicou, em 2002 e em 2004, o primeiro e o segundo volume da trilogia Nova Teoria da Comunicação. Em 2010/11 completou-se a obra com a publicação de 5 tomos do Volume III da Nova Teoria. O projeto atual, “O dilema da Incomunicabilidade”, consta de 6 módulos, tendo sido 3 já publicados. Em 2011, constituiu a Rede Nacional de Grupos de Pesquisa em Comunicação, vinculando 15 núcleos de pesquisa de todo o país. Atualmente está envolvido no projeto Triangulação Internacional da Comunicação, atuando junto com Chicago e Zurique no tema “Comunicação e Alteridade”. Recentemente realizou o seminário “Quinta Essencial”, reunindo grandes nomes da comunicação no Brasil, numa roda de debates que deverá se estender pelos próximos semestres. Formou vários pesquisadores que são hoje referência no Brasil nas áreas de comunicação, imagem, cibercultura e jornalismo. Tem atuado como conferencista pelo país e no exterior, produziu mais de 40 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise. Foi editor de várias revistas (Comunicação e ArtesComunicação & políticaAtrator estranho), traduziu Niklas Luhmann para ao português. Em jornalismo, foi editor do Jornal da USP, colaborador do jornal LEIA, e é atualmente colunista da revista Caros Amigos. Produziu 57 programas da série O Teatro do Mundo – A Canção, na Rádio USP.
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4787412D7

Programa do Curso – Temas

  1. A proposta brasileira para as ciências da comunicação”.
  2. “Culturas juvenis e urbanas”.
  3. “Transformações culturais no campo da comunicação-educação em relação à cultura latino-americana”.
  4. “Expansão tecnológica e consumo audiovisual”.
  5. “Ativistas, iconoclastas e estetas: comunicação política, expressividades juvenis no contexto latino-americano”.
  6. “A construção do visual juvenil no século XX na América Latina: uma aproximação genealógica”.
  7. “As transformações do jornalismo e da política na era das redes sociais”.
  8. “A questão das subjetividades diante da mudança tecnológica”.
  9. “Visual urbano e processo comunicacional na América Latina”.
10. “Comunicação como fato estético”.
11. “Cosmopoliticidades  juvenis e cenas pós-periféricas: repensar a mobilidade na América Latina”.
Palestrantes
  • Ciro Marcondes Filho (ECA-USP)
  • Rose de Melo Rocha (ESPM)
  • Silvia Borelli (PUC-SP/ESPM)
  • German Munõz (Colômbia)
  • Rosario Radakovitch (Universidade da República, Uruguai)
  • Oscar Aguillera (Universidade do Chile)
  • Raul Fuentes (Iteso/México)
  • Pedro Russi (UnB/Uruguai)
  • Simone Luci Pereira (ESPM)
  • Micael Herschmann (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Carga horária
O curso contará com quatro horas de aula, uma vez por semana, às quartas-feiras, período da manhã, entre 8h30 e 12h30, totalizando 40 horas-aula e será realizado nas instalações da Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina.
Inscrições
Inscrições gratuitas, sendo necessárias cópias dos seguintes documentos:
- curriculum vitae
- certificado de matrícula em curso de pós-graduação ou certificado de conclusão de curso superior emitidos pela instituição de ensino à qual pertence ou que cursou;
- RG ou equivalente legal;
- Carta de manifestação de interesse pelo curso, em até 01 página.
Esses documentos deverão ser encaminhados, até o dia 16 de março, para o seguinte endereço eletrônico: catedra@memorial.sp.gov.br ou entregues pessoalmente no Memorial da América Latina – CBEAL (Prédio da Administração – Portão 8), no horário das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Público-Alvo
Graduados, pós-graduandos e pós-graduados da área de Comunicação e das Ciências Humanas, professores, profissionais que trabalham em empresas ou órgãos públicos de comunicação.
Certificados
Serão emitidos certificados aos alunos que comparecerem no mínimo em 70% das aulas (7 aulas).
Número de vagas
100 vagas (poderá haver um processo de seleção baseado na formação escolar e no currículo caso o número de inscritos ultrapasse o total das vagas disponíveis).
Esclarecimentos de dúvidas e informações adicionais
Poderão ser obtidos com a Sra. Rosângela Moraes, secretária da Cátedra, pelo endereço eletrônico: catedra@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone (55 11) 3823-4603.

Profa. Dra. Marília Franco
Coordenadora da Cátedra Unesco Memorial da América Latina
Diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina-CBEAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário