segunda-feira, 30 de julho de 2012

Eventos e Exposições


Eu amo a Bolívia: Festa celebra aniversário de 187 anos da independência do país

jul 18, 2012 Sem comentários
O Memorial da América Latina abre os portões da Praça Cívica, nos dias 04 e 05 de agosto, para a maior comemoração da comunidade boliviana em São Paulo, a Festa da Independência da Bolívia. Com o nome ‘Eu Amo Bolívia: Fé e Cultura no mesmo coração’, o evento será iniciado com uma cerimônia religiosa em homenagem a Virgem de Copacabana, padroeira da Bolívia e à Virgem de Urkupiña, protetora dos imigrantes.

Durante os dois dias de festejo ocorrerão apresentações de 13 agrupações folclóricas, conjuntos musicais e de danças, bem como desfiles de fantasias e culinária tipicamente boliviana. O público da última edição deste evento chegou a 24 mil pessoas e neste ano espera-se superar esta marca. A comemoração é organizada pelo Consulado Geral da Bolívia em São Paulo e pelas entidades que representam os bolivianos emigrados.
O país andino tem em sua cultura forte influência dos povos Quíchua e Aymara, da região dos Andes, e, também, do Guarani da região amazônica e do Chaco e dos negros descendentes de escravos levados, principalmente, para trabalhar nas minas da região de Potosi. Daí, a definição do país como um Estado Plurinacional.
O Seis de Agosto é a data cívica mais importante para a Bolívia, pois celebram sua independência com diversas festividades, em todo o território boliviano, e nos demais locais onde vivem imigrantes de origem boliviana e seus descendentes. A comemoração é uma mistura de religião, cultura e civismo boliviano.
O número exato de bolivianos em São Paulo é desconhecido, mas calcula-se algo entre 200 e 250 mil pessoas. Muitos deles se organizaram em torno da Associação Cultural de Grupos e Conjuntos Folclóricos Bolívia Brasil e dão exemplo na promoção da cidadania e da responsabilidade social por meio da integração cultural e cultivo de suas tradições.
Conheça a forma em que os bolivianos se organizam
Fraternidade Morenada Nueva Revelación
A Fraternidade Morenada Nueva Revelácion demonstra o folclore boliviano com a dança “morenada”, uma das mais expressivas manifestações de cultura boliviana. O nome adotado pela fraternidade “Nueva Revelación”  vem da festividade do Senhor do Gran Poder. Eles adotam o lema : “Fé e devoção à Virgem de Copacabana, com prêmio ou sem prêmio”. Segundo seus fundadores, eles transmitem a todos integrantes a união, amizade, devoção e fé nas Virgens de Copacabana e Urkupiña.
Fraternidade Folclórica e Cultural Caporales Universitários San Simón SP
Fundada no dia 22 de novembro de 2007, em São Paulo, por um grupo de amigos que queriam se expressar por meio da “dança caporales”, ela se divide nos blocos: “Tropa de homens: Verdaderos Simones”, “Tropa de cholitas: Las simonitas”. Suas cores são o azul e o vermelho. Seu lema: “Sorrir, cantar y bailar .. San Simón te vá a mostrar!”
Fraternidade Diablada 10 de febrero
Fundada pelo casal Jorge Choquecallata Mollo e Julia Huarachi Arias, filhos, familiares e amigos, todos ansiosos em demonstrar a dança da “Diablada”, destaque do famoso Carnaval de Oruro, cidade que é símbolo do carnaval boliviano. A dança da Diablada consiste na interpretação da eterna luta do bem contra o mal, representada pela pugna entre o Arcanjo Miguel e a legião de diabos que tentam impor a força do mal sobre a terra. Ao mesmo tempo, é a comunhão de tradições antigas, anterior à chegada dos espanhóis, com a cultura europeia. Demonstração disso são os trajes e as impressionantes máscaras usadas pelos dançantes. 
Fraternidade Juventude Rebelde
Composta por jovens e crianças, usam trajes coloridos e espalhafatosos. A fraternidade tem por objetivo dançar para a Virgem de Copacabana e Urkupiña e o faz com muita fé e devoção.
Tinkus Wuayna lisos
Expressão “quéchua” que significa encontro, união, equilíbrio, convergência. Praticado no norte da cidade de Potosí, Tinku é o nome de brigas rituais nas quais se encontram bandos opostos onde parecem guerrear, mas na realidade trata-se de um ritual, posto que une em vez de separar. O ritual está sendo diversificado e transformando-se em dança folclórica praticada em toda Bolívia, sendo alegre e contagiante. O ritmo pulsante do Tinku e as cores vibrantes das roupas dos dançarinos, fizeram da Fraternidade Tinkus Wuayna Lisos uma das mais apreciadas pela comunidade boliviana.
Fraternidade Morenada Juventud Intocables
“Los Intocables” com o apoio de todos seus fraternos, amigos e familiares levam adiante a fé e devoção à Virgem de Copacabana e Urkupiña, bem como são entusiastas participantes das festividades em homenagem à independência da Bolívia, quando dançam a morenada.
Fraternidade Kullaguada Esmeraldas Del Vale
Devotos da Virgem de Copacabana e Urkupiña, demonstram a beleza da mulher nativa,  com a cadência de sua dança, segurando uma “kapu”. Os passos evocam o ritual das fiandeiras do passado, que, ao retornarem das grandes cerimônias, demonstravam o desfiar da lã . Esta dança tem como símbolo a “ roca”, que no idioma Aymará é “Kapu”.
Grupo Folclorico Kantuta Bolivia
É um dos grupos pioneiros de dança folclórica boliviana (fundado em 1993) e gozam do respeito da comunidade. Ele é formado por crianças, por jovens e adultos. Tem uma larga carreira de participações em eventos em São Paulo.
Grupo Folclorico K’ori Jallpas
O grupo folclórico apresenta a dança Salaque, ritmo boliviano também chamado Huayno, em quéchua. Este grupo é composto de estudantes da escola Domingos Faustino Sarmiento, do programa Escola-Família, que a cada final de semana oferece diferentes cursos e atividades de capacitação para estrangeiros, em especial a comunidade Boliviana.
Morenada Bolívia Central
Os fundadores assumiram o desafio de demonstrar a dança do Moreno e a sua cultura originaria, por meio da uniformidade, coreografia e organização. A Fraternidade optou pelo nome com o sentimento de reunir e unificar a comunidade boliviana sem distinção de classes sociais. Consideram-se herdeiros diretos da grande nação “Jaymar Aru” e almejam não só agradecer à mãe terra “Pachamama”, como  recuperar as práticas culturais que foram motivos de orgulho dos seus ancestrais. Ao mesmo tempo, desde sua fundação, a Fraternidade louva  a milagrosa Virgem de Copacabana.
Juventud chicheña
Fundando em 10 de novembro de 2007 por “fraternos” do sul da cidade de Potosí, na Bolívia, o Juventud Chicheña representa a dança tarqueada, na alegria, ritmo e cadência contagiante de instrumentos de sopro tradicionais.
Conjunto Auctoctno Jacha Sicuris de Italaque “Nuevo amenecer”
Na Bolívia, a arte de tocar instrumentos tradicionais, como “Zampoñas” e “bombos”, passa de geração a geração. Querendo preservar essa tradição em terras estrangeiras, um grupo de bolivianos criou essa fraternidade, que procura cultivar essa herança.
Cronograma do evento
Sábado – 04 de agosto
 10h20 Entrada das Virgens de Copacabana e Urkupiña com os prestes da diretoria da ACFBB e Cônsul da Bolívia
10h30 – Kullawada “Esmeralda del Valle”
11h00 – Tinkus “Grupo Folclorico Jairas – SP”
11h30 – Morenada “Fraternidad Morenada Señorial Illimani”
12h20 – Bailecito “Juventud Chicheña”
12h50 – Diablada “10 de Febrero”
13h20 – Morenada “Fraternidad Morenada Bolívia Central residentes em SP”
14h10 – Tinkus “Thinkus Wayna Lisos”
14h40 – Morenada “Fraternidad Morenada Juventud Intocables”
15h30 -  Missa Crioula celebrada pelo Pe. Mario Geremia e Ato Cívico pelos 187 anos da Independência da Bolívia
16h00 – Autoctono “Huaycheños de Corazón”
16h30 – Caporal “ Grupo Cultural Kantuta Bolivia”
17h00 – Morenada – “Nueva Revelación 2004 Los Catedraticos”
17h50 – Chacarera “ Ballet Folclórico Boliviano”
18h20 – Caporal “Fraternidad Caporales San Simon”

Domingo – 05 de agosto
 11h00 – Caporal “FraternidadeCaporales San Simón”
11h30 – Chacarera “ Ballet Folclórico Boliviano”
11h55– Morenada – “Nueva Revelación 2004 Los Catedraticos”
12h45– Caporal “Grupo Cultural Kantuta Bolivia”
13h15– Autoctono “Huaycheños de Corazon”
13h40– Morenada “Fraternidad Morenada Juventud Intocables”
14h30– Tinkus “Thinkus Wayna Lisos”
15h30 – Missa Crioula celebrada pelo Pe. Mario Geremia e Ato Cívico pelos 187 anos da Independência da Bolívia
15h25– Morenada “Fraternidad Morenada Bolivia Central residentes em SP”
16h10– Diablada “10 de Febrero”
16h45– Bailecito “Juventud Chicheña”
17h15– Morenada “Fraternidad  Morenada Señorial Illimani”
17h55 – Tinkus “Grupo Folclórico Jairas – SP”
18h20– Kullawada “Esmeralda del Valle”
 
Serviço
Eu Amo Bolívia: Fé e Cultura no mesmo coração
Dias 04 de agosto – das 10h às 19h e 05 de agosto – das 11h às 19h
Local: Praça Cívica
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário