segunda-feira, 22 de julho de 2013

Filmes, livros e vídeos

Uma ponte entre Brasil e Japão

Documentário recupera a história de famílias imigrantes japonesas que ajudaram a fundar um município no Brasil

Marco Antonio Barbosa
 
 
 
Distante 500 km a oeste da cidade de São Paulo, o bairro rural da Graminha, no município de Jaboticabal, agrupa pequenos sítios de trabalhadores de origem japonesa, cercados por fazendas de criação de gado.

A história de cinco famílias de imigrantes que ajudaram, a partir de 1936, a construir a comunidade – os Yanai, os Yoshimi, os Funo, os Okubo e os Sugita – é contada no documentário Tokiori – Às margens do tempo, dirigido por Paulo Pastorelo.

A proposta é apresentar um recorte da imigração japonesa para o Brasil, a partir de cinco viagens entre o país e o Japão, realizadas em diferentes períodos entre 1927 e 2009. Os testemunhos dos personagens, bem como um extenso arquivo familiar e histórico, conduzem o longa.

Esses períodos foram determinados por mudanças de ordem política e econômica nos dois países que repercutiram diretamente na vida das famílias, emaranhando cada vez mais suas referências de ide ntidade. A construção narrativa se dá através do diálogo entre a memória coletiva das famílias e os textos da história oficial da imigração japonesa no Brasil.

O personagem principal é Yoshie Sato, hoje com 89 anos, que chegou ao Brasil em 1936.

TOKIORI – ÀS MARGENS DO TEMPO Direção: Paulo Pastorelo. Produção: Primo Filmes e Comme des Cinémas. Estreia prevista para 19 de julho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário