Histórico



O PROJETO PONTE se inicia em 2010 na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo, Brasil. A equipe de profissionais é constituída por um grupo de psicanalistas que atendem imigrantes ou migrantes internos que necessitem de acompanhamento clínico psicanalítico individual ou grupal. Este projeto tem como eixos principais o atendimento clínico e o estudo da temática do estrangeiro, na articulação imigração/psicanálise.
Acreditamos que aquele que se desloca terá de enfrentar situações bem particulares que tem a ver com a estranheza-familiaridade do novo lugar em relação à língua e a cultura, o estabelecimento de novos laços afetivos, a reorganização profissional ou educacional, de forma que as culturas do país de origem e de destino estão, sem muitas vezes perceber, entrelaçadas nas suas escolhas e dificuldades.
Estabelecer pontes significa estar em movimento, é estar entre aquilo que constituiu o imigrante no país de origem e aquilo que se apresenta como diferente no novo país. Idas e voltas, encontros e despedidas, perdas e ganhos costumam acontecer de forma diferente ao planejado, e muitas vezes, o imigrante se vê realizando essas viagens no pensamento, atravessando pontes imaginárias que unem o passado e o presente. Como efeito, o imigrante vai, aos poucos, sentindo uma certa dificuldade para se localizar em relação aos dois lados da ponte que ligam simbolicamente a sua pátria e o país adotado. O estrangeiro é cotidianamente convocado a responder a pergunta: De onde você é?
A PONTE aponta para um espaço de trânsito, mais do que mostrar lugares, serve para atravessar, como nos mostra a canção de Lenine “A Ponte”, inspiração para o nome dado ao nosso PROJETO PONTE:


A Ponte (Lenine)

Como é que faz pra lavar a roupa?
Vai na fonte, vai na fonte
Como é que faz pra raiar o dia?
No horizonte, no horizonte
Este lugar é uma maravilha
Mas como é que faz pra sair da ilha?
Pela ponte, pela ponte

A ponte não é de concreto, não é de ferro

Não é de cimento
A ponte é até onde vai o meu pensamento
A ponte não é para ir nem pra voltar
A ponte é somente pra atravessar
Caminhar sobre as águas desse momento

A ponte nem tem que sair do lugar

Aponte pra onde quiser
A ponte é o abraço do braço do mar
Com a mão da maré
A ponte não é para ir nem pra voltar
A ponte é somente pra atravessar
(...)


Público a ser atendido: Adultos imigrantes, migrantes internos, refugiados, exilados, profissionais ou estudantes temporários, retornados,  etc.

Modalidade de atendimento: grupal, individual, casal e familiar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário