domingo, 14 de setembro de 2014

Eventos e Exposições


http://migramundo.com/2014/09/11/comunidade-do-mali-em-sp-convida-para-festa-da-independencia/


Comunidade do Mali em SP convida para Festa da Independência

 

Mesmo distantes da terra natal, cidadãos das comunidades migrantes que vivem em São Paulo dão um jeito de trazer um pouco da cultura materna para a nova casa. E no próximo dia 21 de setembro (domingo) será a vez da comunidade do Mali, que vai celebrar os 54 anos de independência do país (a data oficial é 22 de setembro, que cai na segunda-feira).
O evento acontece das 10h às 16h no auditório da Missão Paz, região central da capital – é o mesmo lugar que já recebeu seminários, celebrações de outras comunidades (como a haitiana e a congolesa) e também serviu de abrigo improvisado para imigrantes no ápice da chegada de imigrantes do Acre na capital paulista.
Logotipo da UMSPB. Crédito: Reprodução
Logotipo da UMSPB.
Crédito: Reprodução

A festa está sendo organizada pela União Malinesa em São Paulo no Brasil (UMSPB), com o apoio da Casa do Migrante (um dos braços da Missão Paz), Arsenal da Esperança (local de acolhida de parte da comunidade), Caritas São Paulo e do Consulado do Mali em São Paulo. Está prevista ainda a presença do coordenador de Políticas para Imigrantes da Prefeitura de São Paulo, Paulo Illes, representando o poder público municipal na celebração.
Será uma bela oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre o Mali e seus representantes na capital paulista. Antiga colônia francesa na África, o país obteve sua independência oficialmente em 22 de setembro de 1960. No entanto, sua história e cultura vão muito além dos 54 anos de existência do Mali como nação – por exemplo, ela engloba o Timbutku, um dos impérios mais influentes que já existiram na África e na história do continente antes da colonização europeia.
Veja abaixo o cronograma previsto para o evento:
-10h30 – Lançamento de abertura de festa de independência
-10h50 – Hino nacional do Mali
-11h00 – Agradecimento de convidados e todas pessoas presentes
-11h05 – Discurso e motivo de festa de independência do Mali em São Paulo no Brasil,
-12h00 – Apresentação da cultura Malinesa e história sobre o Mali
-12h50 – poema de independência do Mali
-13h00 –  Teatro do Mali
-13h20 – Dança e canções
-14h00 as 15h00 – Almoço com culinária malinesa e refrigerante
-15h00 – Apresentações de música e dança
-16h00 – Encerramento e agradecimento à Casa Imigrante, Arsenal da Esperança e demais parceiros e amigos da comunidade
Cidadãos do Mali no Arsenal da Esperança, local que acolhe boa parte da comunidade e apoia a festa. Crédito: Arsenal da Esperança
Cidadãos do Mali no Arsenal da Esperança, local que acolhe boa parte da comunidade e apoia a festa.
Crédito: Arsenal da Esperança
Para relembrar: Conferência da UMSPB
Embora seja a primeira celebração da independência do Mali em São Paulo, a comunidade já organizou outros eventos para seus representantes, pessoas e entidades parceiras. Um deles foi a 3ª Conferência da UMSPB, realizada no último dia 20 de julho no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, região central da capital.
Além de trazer um pouco da história e cultura do país, o evento teve como grande objetivo pregar a união. A mensagem que abriu os trabalhos do encontro foi: “Sozinho, um dedo não pode levantar uma pedra. Ele precisa de outros dedos, braços e pernas para essa tarefa”.
O chamado de união foi direcionado não apenas aos cidadãos do Mali, mas também aos de outros países africanos que sofrem com disputas e conflitos internos que desestabilizam a economia e a sociedade locais. União que deve servir de exemplo aos conterrâneos que ficaram na terra natal e também para que a comunidade africana no Brasil possa lutar por uma vida melhor.
Vale a pena ainda ler o belo texto do Arsenal da Esperança sobre a comunidade malinesa, no qual também divulga o evento do próximo dia 21.
Festa de 54 anos da Independência do Mali
Data: 21 de setembro (domingo), das 10h às 16h
Local: rua do Glicério, 225 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: gratuita
Com informações do blog do Arsenal da Esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário