Abertas as inscrições para a Cátedra Unesco Memorial
jun 26, 2014
2 comentários
CÁTEDRA UNESCO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
A CátedraProgramação realizada em 2015
Curso de Extensão Universitária: (Re)Pensar a comunicação na América Latina: juventude e transformações da cultura comunicacional contemporânea
Inscrições abertas
ApresentaçãoPode parecer paradoxal, mas a era das amplas tecnologias comunicacionais, apesar do aparato técnico, da extensão planetária, da profusão de gadgets e, acima de tudo, da propaganda que se faz em torno da comunicabilidade humana, é a era em que menos se comunica. O momento é de intenso fluxo de mensagens, da participação de milhões de pessoas trocando fotos, textos, opiniões, vídeos, publicidade, entre tantas outras coisas, mas qual é, de fato, a qualidade dessa comunicação? Que comunicação é essa? A hipótese é que ela é absolutamente diferente da informação ou da mera sinalização, mas como?
Para a constituição de um campo, cabe também discutir a crise dos paradigmas clássicos de estudos comunicacionais. Pela rápida mutabilidade dos próprios processos de comunicação, é necessária a discussão de propostas epistemológicas que privilegiem a apreensão do acontecimento comunicacional em toda sua ocorrência. E o “objeto”, dentro de sua instabilidade, pode exigir que o pesquisador reveja suas posições e opte por novos caminhos em que a autonomia da comunicação seja a variável independente do processo.
A fim de estudar, debater e desenvolver os estudos comunicacionais no cenário latino-americano atual, a Cátedra UNESCO Memorial da América Latina promoverá, no 1º Semestre de 2015, o curso de extensão universitária (Re)Pensar a comunicação na América Latina: juventude e transformações da cultura comunicacional contemporânea.
A partir dos pressupostos apontados acima, o programa do curso enfocará questões associadas à diferenciação entre comunicação, informação, sinalização; diferenças entre contextos comunicacionais ao vivo e aqueles que são tecnologicamente mediados; as transformações da sociedade latino-americana resultantes da expansão das tecnologias comunicacionais; as transformações do visual urbano como processo comunicacional; as novas formas de investigação da comunicação que privilegiam o fenômeno, o acontecimento, a percepção; comunicação como fato estético e como forma de sentir o entorno e suas emanações; a civilização das imagens; as transformações do jornalismo; a transformação das subjetividades; processos criativos em cinema, televisão e literatura; os conhecimentos auxiliares da comunicação: a filosofia, a sociologia, a historiografia, a psicologia; comunicação e participação política; juventude e transformações culturais.
A Cátedra
A Cátedra UNESCO Memorial da América Latina foi criada em 2006, dentro do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL, para apoiar diretamente a construção do saber latino-americano por meio de uma importante parceria do Memorial com as três universidades públicas paulistas – USP, Unicamp e UNESP. O objetivo é colaborar na construção de matrizes de pensamento e formar especialistas em questões contemporâneas do Continente.
Catedrático
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4787412D7
Programa do Curso – Temas
- “A proposta brasileira para as ciências da comunicação”.
- “Culturas juvenis e urbanas”.
- “Transformações culturais no campo da comunicação-educação em relação à cultura latino-americana”.
- “Expansão tecnológica e consumo audiovisual”.
- “Ativistas, iconoclastas e estetas: comunicação política, expressividades juvenis no contexto latino-americano”.
- “A construção do visual juvenil no século XX na América Latina: uma aproximação genealógica”.
- “As transformações do jornalismo e da política na era das redes sociais”.
- “A questão das subjetividades diante da mudança tecnológica”.
- “Visual urbano e processo comunicacional na América Latina”.
11. “Cosmopoliticidades juvenis e cenas pós-periféricas: repensar a mobilidade na América Latina”.
Palestrantes
- Ciro Marcondes Filho (ECA-USP)
- Rose de Melo Rocha (ESPM)
- Silvia Borelli (PUC-SP/ESPM)
- German Munõz (Colômbia)
- Rosario Radakovitch (Universidade da República, Uruguai)
- Oscar Aguillera (Universidade do Chile)
- Raul Fuentes (Iteso/México)
- Pedro Russi (UnB/Uruguai)
- Simone Luci Pereira (ESPM)
- Micael Herschmann (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
O curso contará com quatro horas de aula, uma vez por semana, às quartas-feiras, período da manhã, entre 8h30 e 12h30, totalizando 40 horas-aula e será realizado nas instalações da Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina.
Inscrições
Inscrições gratuitas, sendo necessárias cópias dos seguintes documentos:
- curriculum vitae
- certificado de matrícula em curso de pós-graduação ou certificado de conclusão de curso superior emitidos pela instituição de ensino à qual pertence ou que cursou;
- RG ou equivalente legal;
- Carta de manifestação de interesse pelo curso, em até 01 página.
Esses documentos deverão ser encaminhados, até o dia 16 de março, para o seguinte endereço eletrônico: catedra@memorial.sp.gov.br ou entregues pessoalmente no Memorial da América Latina – CBEAL (Prédio da Administração – Portão 8), no horário das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Público-Alvo
Graduados, pós-graduandos e pós-graduados da área de Comunicação e das Ciências Humanas, professores, profissionais que trabalham em empresas ou órgãos públicos de comunicação.
Certificados
Serão emitidos certificados aos alunos que comparecerem no mínimo em 70% das aulas (7 aulas).
Número de vagas
100 vagas (poderá haver um processo de seleção baseado na formação escolar e no currículo caso o número de inscritos ultrapasse o total das vagas disponíveis).
Esclarecimentos de dúvidas e informações adicionais
Poderão ser obtidos com a Sra. Rosângela Moraes, secretária da Cátedra, pelo endereço eletrônico: catedra@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone (55 11) 3823-4603.
Profa. Dra. Marília Franco
Coordenadora da Cátedra Unesco Memorial da América Latina
Diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina-CBEAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário