segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Notícias

Ontem, hoje e sempre: como ajudar migrantes e refugiados no Brasil?



Em meio às notícias sobre migração e refúgio mundo afora, muitos se perguntam e buscam informações sobre como ajudar migrantes e refugiados que estão no Brasil.
Embora a cobertura da mídia seja feita de episódios que dão a impressão de que a questão da mobilidade humana no mundo “surgiu outro dia”, não é de hoje que o tema movimenta voluntários, militantes e entidades do poder público e da sociedade civil. A todo momento eles buscam – e precisam – dos mais diversos itens e suportes para manter e expandir ações de assistência, orientação e inclusão daqueles que chegam de fora.
Então, como sempre é hora de apoiar e divulgar tanto o trabalho dessas pessoas e iniciativas em geral, aqui vão algumas informações sobre como ajudar – agora e no futuro – tanto refugiados como migrantes:

Mesquitas
Além de templos islâmicos, as mesquitas são pontos de apoio importantíssimos para os migrantes e refugiados de fé muçulmana, ajudando na acolhida emergencial dos recém-chegados (tanto sírios como outras nacionalidades). Em São Paulo e na região metropolitana há pelo menos três locais que estão recolhendo doações, descritos na imagem abaixo:

mensagem

O sírio Talal Al-Tinawi, que vive no Brasil desde o fim de 2013, também tem mobilizado contatos e redes para buscar ajuda a ser repassada a refugiados. E os esforços têm rendido frutos preciosos, como as doações que já chegaram à sua casa e que serão repassados aos que mais precisam.

Doações que chegaram à casa de Talal. Crédito: Talal Al-Tinawi
Doações que chegaram à casa de Talal.
Crédito: Talal Al-Tinawi
Adus
O Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado conta com uma série de programas e atividades desenvolvidas junto com refugiados. Para tal, a entidade sempre busca e treina voluntários que possam ajudar. Um exemplo é o Amigo Adus, que oferece cursos de português, qualificação profissional, ações culturais, entre outras ações.
O Adus fará em breve posts explicativos nas redes sociais para orientar todos que querem colaborar como voluntários. “Toda ajuda é sempre bem-vinda, mas, para organizar os voluntariados, existe uma operação interna (treinamento, horários de sala, cronograma de atividades, combinações com os refugiados…) e tudo isso exige tempo e braço”, informa a instituição.
Mais informações podem ser obtidas por meio da página do Adus no Facebook , no site ou com marcelo.haydu@adus.org.br . A sede fica na av. São João, 313 – 11º andar, no centro de São Paulo. Para doações em dinheiro devem ser usados os dados abaixo:
Instituto de Reintegração do Refugiado
Banco Itaú
Agência 1618
C/C 28655-1
Cáritas SP
A Cáritas SP, uma das referências no atendimento e orientação de refugiados em São Paulo, mantêm campanhas permanentes para arrecadar itens como leite em pó, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. As doações podem ser entregues na sede da organização, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na rua Major Diogo, 834 – Bela Vista, São Paulo (SP).
Doações em dinheiro podem ser feitas via PagSeguro ou ou pelos dados bancários abaixo:
Cáritas Arquidiocesana de São Paulo
Banco Itaú
Agência 251
Conta corrente 7001-7
CNPJ 62021308/0001-70

Campanha da Cáritas SP para doações. Crédito: Divulgação
Campanha da Cáritas SP para doações.
Crédito: Divulgação
Cáritas RJ
Além do Rio de Janeiro, a divisão fluminense da Cáritas fornece ajuda para as sedes da organização em outros 19 Estados brasileiros. Entregas de doações podem ser feita na sede da entidade, que fica na Rua São Francisco Xavier, 483, Maracanã, Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto dia 07/09, que é feriado). Informações pelo e-mail comunicacao@caritas-rj.org.br
Doações em dinheiro podem ser feitas por meio dos dados abaixo:
Banco: Bradesco
Agência: 0814
Conta corrente: 76565-1
CNPJ: 34267971/0001-14

Cáritas RJ chama a sociedade para se mobilizar pelos refugiados. Crédito: Divulgação


Cáritas RJ chama a sociedade para se mobilizar pelos refugiados.
Crédito: Divulgação
Missão Paz
A Missão Paz recebe a todos os imigrantes e refugiados, independentemente da nacionalidade. De acordo com a entidade, mães sírias tem sido atendidas pelo serviço social da organização e recebido o apoio que necessitam. Recentemente, a Missão recebeu um grande número de doações de alimentos e roupas, durante o momento de acolhida dos imigrantes haitianos. “Desta forma, aos que desejam alcançar as famílias sírias atendidas aqui na Missão Paz, orientamos que façam doações de leite em pó e fraldas descartáveis para que possamos continuar atendendo à essas mães e crianças. Agradecemos o apoio de todos”, informa a instituição por meio do Facebook.

A Missão Paz fica na rua do Glicério, 225 – Liberdade, São Paulo (SP), onde são recebidas as doações materiais. Dúvidas sobre voluntariado podem ser tiradas por meio do e-mail voluntariado@missaopaz.org
Doações em dinheiro, que serão usadas para manutenção da Casa do Migrante, podem ser feitas de acordo com os dados abaixo:
Mitra Arquidiocesana de São Paulo
Banco Bradesco
Agência 0515
C/C 037060-6
CNPJ: 63.089.825/0232-76
Outra forma muito importante de ajudar as pessoas que chegam de outros países é dar visibilidade a informações, ações e práticas (coletivas ou individuais, do poder público ou da sociedade organizada) que ajudam a quebrar estereótipos que atrapalham o entendimento sobre a mobilidade humana.
E você, conhece outra entidade ou grupo que está ajudando migrantes e refugiados? Envie os dados para blogmigramundo@gmail.com que eles serão inclusos neste post-serviço de utilidade pública.

Com informações de BBC BrasilUOL e Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário