À
Moda da Casa
Programa
Diversidade Cultural: Refugiados
VOLTAR PARA O INÍCIO
Programa
Os conflitos armados e governos totalitários fizeram do século XX a era das imigrações em massa, dos refugiados e das pessoas deslocadas. Esses movimentos migratórios, ainda presentes neste século, vêm abalando fronteiras estabelecidas, cada vez mais controladas por rígidas leis e infindáveis muros levantados da noite para o dia.Atualmente, o Brasil apresenta-se como alternativa para muitas pessoas na busca por refugio, provenientes majoritariamente da América do Sul e da África. Há cerca de 4600 refugiados hoje no Brasil – metade deles em São Paulo – vindos de 81 países diferentes. Desde 1995, o Sesc em São Paulo oferece serviços e atividades culturais aos refugiados, com o objetivo de contribuir para sua inserção na cultura brasileira.
O curso “À moda da casa: Programa Diversidade Cultural: refugiados” propõe uma reflexão acerca da situação dos refugiados no Brasil e apresenta a atuação do Sesc junto a esse grupo, destacando os temas: deslocamentos humanos no mundo e seus reflexos nas relações internacionais; os direitos humanos dos refugiados e a posição do Brasil como destino de fluxos de deslocamentos por perseguição; os conceitos que norteiam o trabalho social com refugiados no Sesc SP e as parcerias estabelecidas com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Cáritas Diocesana de São Paulo. Haverá também roda de conversa com refugiados.
Com profissionais do Sesc de São Paulo e convidados.
As inscrições podem ser feitas as partir de 26 de julho, às 14h, pela Internet ou em qualquer unidade do Sesc em São Paulo.
30 vagas.
(Foto: Gleilson Miranda / Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário