Uma ponte entre Brasil e Japão
Documentário recupera a história de famílias imigrantes japonesas que ajudaram a fundar um município no Brasil
Marco Antonio Barbosa
A história de cinco famílias de imigrantes que ajudaram, a partir de 1936, a construir a comunidade – os Yanai, os Yoshimi, os Funo, os Okubo e os Sugita – é contada no documentário Tokiori – Às margens do tempo, dirigido por Paulo Pastorelo.
A proposta é apresentar um recorte da imigração japonesa para o Brasil, a partir de cinco viagens entre o país e o Japão, realizadas em diferentes períodos entre 1927 e 2009. Os testemunhos dos personagens, bem como um extenso arquivo familiar e histórico, conduzem o longa.
Esses períodos foram determinados por mudanças de ordem política e econômica nos dois países que repercutiram diretamente na vida das famílias, emaranhando cada vez mais suas referências de ide ntidade. A construção narrativa se dá através do diálogo entre a memória coletiva das famílias e os textos da história oficial da imigração japonesa no Brasil.
O personagem principal é Yoshie Sato, hoje com 89 anos, que chegou ao Brasil em 1936.
TOKIORI – ÀS MARGENS DO TEMPO Direção: Paulo Pastorelo. Produção: Primo Filmes e Comme des Cinémas. Estreia prevista para 19 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário