domingo, 2 de setembro de 2012

Eventos e Exposições

IMIGRANTES E REFUGIADOS SERÃO PROTAGONISTAS DE SEMINÁRIO EM SÃO PAULO —

Com o objetivo de promover discussões sobre a imigração no Brasil, no próximo dia 28 de setembro de 2012, a Missão Paz de São Paulo – por meio do seu Programa de Mediação, sob a coordenação do Centro de Estudos Migratórios (CEM) – realizará o “Seminário Vozes e Olhares Cruzados – Imigrantes e Refugiados, sujeitos de suas histórias”. Durante o evento será realizado o lançamento do livro sobre a migração no Brasil e em três outros países da América Latina.
Gratuito e aberto ao público e à imprensa, o seminário contará com a presença e o depoimento de imigrantes e refugiados de Angola, Congo, Paquistão, Haiti, Colômbia, Bolívia e de um brasileiro retornado. Por meio de vídeos, relatos ao vivo e bate papo com o público, eles pretendem discorrer sobre suas trajetórias e seus processos de inserção na sociedade brasileira.
A mediação será realizada pelo pesquisador José Carlos Pereira, do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e Unicamp; e pela professora Zilda M. G. Iokoi, do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da FFLCH-USP.
“Os mediadores da Missão Paz atuam para promover ações que incentivem os imigrantes, de diferentes nacionalidades e culturas, a compartilharem suas experiências e a criarem uma convivência intercultural enriquecedora”, afirma o teólogo Paolo Parise, diretor do Centro de Estudos Migratórios e, também, coordenador do Banco de Dados dos Migrantes da Missão Paz de São Paulo.
Números gerais da Missão Paz de São Paulo
Em 2011, foram acolhidos pela Missão Paz de São Paulo 4.158 imigrantes e refugiados, pertencentes a 66 países do mundo. O número de atendimentos correspondeu a 37.572, considerando que uma mesma pessoa é assessorada por diferentes áreas da Missão, recebendo apoio de diferentes serviços e diferentes épocas do ano. Entre as principais nacionalidades, estão: Bolívia, Paraguai, Peru, Haiti, Chile, Colômbia, Angola, Argentina, Congo, Somália, Equador, Guiné-Bissau, Nigéria, Bangladesh – o correspondente a 92% dos que procuraram a entidade em São Paulo.
Livro traça movimentos do Fluxo Migratório no Brasil e em países da América Latina
Devido ao alto número de imigrantes irregulares, há apenas números estimados sobre as populações “flutuantes” pelo mundo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) esse número pode ultrapassar 600 milhões de pessoas, fugindo da miséria ou de guerras – sejam as militares ou as civis. Na América Latina são 26 milhões vindos de outros países. O Brasil abriga, oficialmente, 850 mil estrangeiros. Na realidade, o número é bem maior…
Para guiar os temas a serem discutidos, durante o seminário será realizado um lançamento especial, ao público em São Paulo, do livro “Las Políticas Públicas sobre Migraciones y la Sociedad Civil en América Latina – Los casos de Argentina, Brasil, Colombia y México”, coordenado e editado pelo padre e teólogo brasileiro Leonir Mario Chiarello, Diretor Executivo e Diretor de Representação da Scalabrini International Migration Network (SIMN) perante as Nações Unidas (ONU) e outros organismos internacionais.
São quatro capítulos e 644 páginas, onde estudiosos retratam a história da migração nos quatro maiores países da América Latina; traçam o cenário atual; mostram quem são os atores sociais que atuam com políticas de defesa dos migrantes e propõem iniciativas para garantia dos Direitos Humanos.
“A sociedade civil de toda a América Latina está propondo aos governos que se definam as políticas de imigração e migração, como já fizeram Argentina, Equador e Uruguai. Lamentavelmente os países democráticos Brasil, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru ainda mantêm modelos de gestão que estão ancorados a critérios de ditaduras militares – na época, preocupadas em defender os interesses militares do país, não sobre o ponto de vista humano”, garante o coordenador responsável por unir as pesquisas em livro.
As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser realizadas diretamente no site da Missão Paz de São Paulo: www.missaonspaz.org/inscricoes
SERVIÇO:
Seminário Vozes e Olhares Cruzados – Imigrantes e Refugiados, sujeitos de suas histórias
Data: 28 de setembro de 2012
Horas: das 9h00 às 18h45
Local: Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP
Endereço: Rua Dr. Mario Vicente, 1.108 – Ipiranga/SP
Mais informações pelo e-mail: seminario2012@missaonspaz.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário